sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Predador ou Presa?

“ ... encontrar e obter alimento para si, enquanto não está sendo procurado como alimento por um outro animal”. Esta foi a definição que o zoólogo britânico Mark Ridley descreveu sobre o que seria o comportamento alimentar dos animais.

Imagem do fotógrafo canadense Scott Linstead


Partindo deste raciocínio, um animal pode perfeitamente ser predador num determinado momento e em outro momento, se tornar uma presa.

Podemos dizer também que o predador e a presa estão muito bem nivelados, principalmente quando a presa tem uma perfeita noção de tempo. Nesses casos, as presas quase sempre escapam dos predadores.

Essa relação predador-presa é algo natural e essencial para manutenção do equilíbrio ecológico. O mundo é feito de presas e predadores e o ser humano é mais um predador no mundo. A única diferença é que os predadores “não-humanos” consomem apenas o necessário para a sua sobrevivência e nós, “humanos”, dotados de capacidade intelectual, somos os verdadeiros predadores.

Predamos e somos presas todos os dias, o tempo todo. E essa atividade é algo extremamente natural. Somos verdadeiras presas, diante de um comercial de televisão, por exemplo, onde sentimos a necessidade de consumir o produto oferecido pelo fabricante.


Acreditamos que somos os predadores dos produtos consumidos, e no entanto, somos mais uma presa no mercado de consumo.

Inspirado na interação predador-presa do reino animal, o homem trouxe para o nosso “mundo” esse tipo de modelo, que vem sendo amplamente utilizado em diversas áreas , desde a saúde até a economia.

A próxima contribuição deste Blog será sobre o modelo predador-presa de Lotka-Volterra, suas aplicações, limitações e potencialidades.



Abaixo, uma batalha muito interessante entre um grupo de leões, um rebanho de búfalos e um crocodilo, num vídeo gravado durante um Safári no Parque Nacional da África do Sul:

Nenhum comentário:

Postar um comentário