Bom, todos sabem que este site trata de Modelagem, mas antes de falar de Modelagem precisamos saber o que é um modelo. Uma das definições de Modelo do dicionário Aurélio é: Representação simplificada e abstrata de fenômeno ou situação concreta, e que serve de referência para a observação, estudo ou análise. Essa definição é bem genérica e pode ser aplicada nos diversos campos de conhecimento, para vários tipos de modelo, que mais genericamente ainda, significa a representação ou interpretação simplificada da realidade.
São exemplos de modelos:
São exemplos de modelos:
- Gráfico esquemáticos (Organogramas, Fluxogramas)
- Desenho técnico (Plantas, Cortes, Perspectivas)
- Modelos físicos em escala (Maquetes)
- Prototipagem (modelos em escala 1:1)
- Modelos descritivos (o mundo dos advogados)
- Modelos analógicos (as metáforas do Lula)
- Modelos heurísticos (receita de bolo, formulário IR)
Agora que já foi definido o que é modelo, podemos dizer que Modelagem Ambiental é a abstração do mundo natural, realizando a previsão de eventos baseados em princípios gerais. A expressão “modelagem de nicho ecológico”, muito utilizada na modelagem de sistemas ambientais, concentra seu poder de previsão em fenômenos que se referem à distribuição da biodiversidade. A intenção do blog é discutir sobre esse tipo de Modelagem de Sistemas Ambientais, com foco maior nos modelos “predador-presa”.
Tem um livro muito interessante sobre Modelagem de Sistemas Ambientais, do Antonio Christofoletti. Indico este livro a todos. Às vezes, o autor é um tanto redundante e prolixo, às vezes um tanto complexo. Mas, a obra é bem completa e ajuda a esclarecer diversos assuntos. A referência é: CHRISTOFOLETTI, Antônio. Modelagem de sistemas ambientais. 1. ed. São Paulo: Edgar blucher, 1999. 236 p.
Obs: Informo que todo e qualquer comentário sobre indicações (de livros, sites, entre outros) postado neste blog reflete, única e exclusivamente, a minha opinião. Estou apenas expressando o que penso sobre determinados assuntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário