quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Praga pode ser combatida por remédio brasileiro

Leitores, apesar deste Blog tratar mais especificamente de modelagem voltada para sistemas "predador-presa", achei uma matéria bastante interessante que não fala de um predador natural para combater uma presa, mas que não deixa de ser importante, pois a cocohnilha do carmim (como já falamos em posts anteriores, é uma espécie que ataca a palma forrageira e tem causado prejuízos aos agricultores nordestinosagora pode ser combatida com um produto registrado no Brasil.


Produtor já pode usar remédio brasileiro para combater a cochonilha que ataca a palma 


A praga que vem atacando e destruindo plantações de palma forrageira no nordeste brasileiro, principal alimento para os rebanhos na região do semiárido brasileiro, agora pode ser combatida com um produto registrado no Brasil. O Ministério da Agricultura. Trata-se de um produtor considerado muito eficiente e registrado no MAPA para poder combater a Cochonilha do Carmim. É o Engeo Pleno.


A luta para aprovação do registro começou em 2005, com apoio da Sociedade Auxiliadora da Agricultura – SAA, uma entidade criada por um Decreto Imperial em 1875. A sede atual da Sociedade é nas dependências da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco. A entidade foi dirigida por muitos anos pelo produtor Gileno di Carli e o presidente atual é Expedito Correa, que está de licença para tratamento de saúde. Quem responde pela presidência, é o vice-presidente, Ricardo Rodrigues, ex-Secretária de Agricultura de Pernambuco.
A SAA é uma entidade de referência e que guarda uma importante memória rural de Pernambuco. A sede conserva uma pinacoteca com 380 bicos de pena sobre a cultura canavieira, bairros antigos do Recife e suas figuras. Além disso possui um acervo de 18 mil fotografias de várias épocas.

Fonte: Nordeste Rural 

Nenhum comentário:

Postar um comentário